A vasta rede internacional encarregada da Propaganda de Guerra ucraniana | Dan Cohen

0

Por Dan Cohen

Desde que a ofensiva russa dentro da Ucrânia começou em 24 de fevereiro, os militares ucranianos cultivam uma imagem de um pequeno e corajoso exército enfrentando o Golias russo. Para reforçar a percepção da coragem militar ucraniana, Kiev produziu um fluxo constante de propaganda sofisticada destinada a agitar o apoio público e oficial dos países ocidentais.

A campanha inclui guias de linguística, mensagens-chave e centenas de cartazes de propaganda, alguns dos quais contêm imagens fascistas e até elogiam os líderes neonazistas.

Por trás do trabalho de relações públicas da Ucrânia está um exército de estrategistas de política externa, lobistas de Washington DC e uma rede de canais de notícias vinculados à inteligência.

A estratégia de propaganda da Ucrânia recebeu elogios de um comandante da OTAN que disse ao Washington Post: “Eles são realmente excelentes em comunicação estratégica: mídia, operações informativas e também operações psicológicas”. O Post finalmente admitiu que “as autoridades ocidentais dizem que embora não possam verificar independentemente grande parte das informações que Kiev publica sobre os desenvolvimentos no campo de batalha, incluindo números de baixas para ambos os lados, isso representa, no entanto, uma estratégia de comunicação muito eficaz”.

A chave para o esforço de propaganda é uma legião internacional de empresas de relações públicas trabalhando diretamente com o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia para travar uma guerra de informação.

Segundo o site de notícias do setor, o PRWeek, a iniciativa foi lançada por uma figura anônima que supostamente fundou uma empresa de relações públicas com sede na Ucrânia.

“Desde o primeiro momento da guerra, decidimos nos juntar ao Ministério das Relações Exteriores para ajudá-los a distribuir fontes oficiais para mostrar a verdade”, disse a figura sem nome ao PRWeek. “Esta é uma guerra híbrida: a mistura de lutas sangrentas com uma enorme campanha de desinformação e falsificação liderada pela Rússia [sic]”.

De acordo com a fonte anônima, mais de 150 empresas de RP aderiram à blitz propagandística.

A iniciativa internacional é liderada pelo co-fundador da PR Network Nicky Regazzoni e Francis Ingham, um dos principais consultores de RP com laços estreitos com o governo britânico. Ingham trabalhou anteriormente com o Partido Conservador Britânico, faz parte do Conselho de Estratégia e Avaliação do Serviço de Comunicação do Governo Britânico, é o Chefe Executivo da Organização Internacional de Consultoria em Comunicação e dirige o órgão de comunicadores afiliados aos governos locais do Reino Unido, LG Comms.

“Temos tido o privilégio de ajudar a coordenar esforços para apoiar o governo ucraniano nos últimos dias”, disse Ingham à PRovoke Media. “As agências ofereceram equipes inteiras para apoiar Kiev na guerra comunicacional. Nosso apoio ao Ministério das Relações Exteriores ucraniano é inabalável e continuará enquanto for necessário”.

Com uma figura ucraniana anônima unindo-se a duas imortantes figuras de RP na blitz de propaganda do governo de Kiev, o Ministério das Relações Exteriores ucraniano distribuiu um dossiê (arquivado) com materiais instruindo as agências sobre “mensagens-chave”, linguagem aprovada, conteúdo de construções de propaganda desacreditadas, propaganda de extrema-direita e propaganda neonazista.

A pasta é gerenciada por Yaroslav Turbil, descrito em sua página no LinkedIn como “Diretor do Ukraine.ua, o ecossistema digital da Ucrânia para comunicações globais, Comunicação estratégica e promoção da marca do país”. Turbil trabalhou em várias organizações da “sociedade civil” estreitamente ligadas ao governo dos EUA e foi colaborador da Internews, uma organização americana vinculada à inteligência estadunidense que opera sob o pretexto de promover a liberdade de imprensa.

Entre as construções de propaganda distribuídas no dossiê estava um vídeo do incidente da Ilha Snake, que foi rapidamente comprovado como falso, no qual foi relatado que guardas de fronteira estacionados em uma pequena ilha haviam sido mortos após dizerem a um navio de guerra russo “Fo***se” quando se aproximava e lhes pediam para se renderem. O Presidente Zelenski realizou uma coletiva de imprensa anunciando que concederia aos homens a medalha de Herói da Ucrânia à medida que a história se espalhasse pela grande mídia. Entretanto, os soldados supostamente mortos rapidamente apareceram vivos e bem, provando que sua postura heróica era uma farsa.

Apesar de a história ter sido comprovadamente falsa, o dossiê contém um vídeo propagandístico a promovendo.


Outra pasta do dossiê é da artista gráfica ucraniana Dasha Podoltseva, que possui um mestrado em Belas Artes, e contém centenas de gráficos de propaganda enviados por artistas na Europa e nos EUA.

Algumas contêm mensagens genéricas como “não à guerra”, enquanto dezenas de outras imagens celebram o “Fantasma de Kiev”, um heróico piloto ucraniano que se revelou inexistente, e o falso incidente dos ” 3 Ilha da Serpente”.

Muitos usam linguagem xenófoba e racista, e outros são explícitos em seus elogios a figuras proeminentes do neonazismo ucraniano, incluindo o líder do C14 Yevhen Karas, o grupo paramilitar fascista Setor Direito e o Batalhão neonazista Azov. Várias imagens chamam “batidas banderistas”, uma referência aos coquetéis molotov com o nome do falecido comandante da Organização dos Nacionalistas Ucranianos, Stepan Bandera, que colaborou com a Alemanha nazista no assassinato em massa de judeus étnicos e poloneses durante a Segunda Guerra Mundial. Outra imagem mostra um livro intitulado Enciclopédia de Doenças Incuráveis, mencionando a Rússia, Belarus, Coréia do Norte, Síria e Eritréia.

A vasta rede internacional encarregada da Propaganda de Guerra ucraniana | Dan Cohen 1
A vasta rede internacional encarregada da Propaganda de Guerra ucraniana | Dan Cohen 2
A vasta rede internacional encarregada da Propaganda de Guerra ucraniana | Dan Cohen 3
A vasta rede internacional encarregada da Propaganda de Guerra ucraniana | Dan Cohen 4

EXTREMISTAS ESTRANGEIROS SEGUEM EM MASSA PARA A UCRÂNIA

O dossiê também contém um link para uma página do Ministério das Relações Exteriores chamada “Lute pela Ucrânia”, que fornece instruções aos estrangeiros que desejam se juntar às forças armadas neonazistas da Ucrânia, chamada “Legião de Defesa Internacional da Ucrânia”.

Seguindo o apelo de Zelenski para que combatentes estrangeiros formassem uma brigada, combatentes de todo o mundo, incluindo os EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Espanha, Colômbia, Brasil, Chile, entre outros, viajaram para engajar as forças russas. Outros sem treinamento ou experiência em combate chegaram para o “turismo de guerra”, que um soldado britânico chamou de “caçadores de balas”.

Enquanto o governo ucraniano diz que dezenas de milhares responderam à chamada, alguns analistas expressaram dúvidas sobre esses números, chamando-os de “exercício de relações públicas”.

No entanto, os estrangeiros que viajaram para a Ucrânia encontraram uma realidade muito mais grave do que o previsto.

A força aérea russa está bombardeando instalações militares adjacentes ao local onde dormem os estrangeiros. Depois de fugir para a vizinha Polônia, um combatente espanhol descreveu o bombardeio como uma “mensagem” que pode ter matado milhares de pessoas.

Da mesma forma, um combatente americano que se escondeu em uma ambulância para escapar da linha de frente advertiu que as autoridades ucranianas estavam matando estrangeiros que optaram por não lutar, chamando isso de armadilha.

TERMOS CORRETOS

Um documento dentro do dossiê define a linguagem aceita sobre o conflito com a Rússia, conforme determinado pelo governo ucraniano.

A vasta rede internacional encarregada da Propaganda de Guerra ucraniana | Dan Cohen 5

“Clichês russos como ‘referendo da Crimeia’ ou ‘a vontade do povo da Crimeia’ são absolutamente inaceitáveis”, afirma o documento, referindo-se ao referendo de 2014 que foi esmagadoramente bem sucedido na secessão da Ucrânia.

O documento considera inaceitáveis os termos “guerra civil em Donbass”, “conflito interno”, “conflito na Ucrânia” e “crise ucraniana” para descrever a guerra do exército ucraniano com as repúblicas separatistas da região do Donbass. Isto, apesar do fato de que o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos estima que 14.200 pessoas, incluindo 3.404 civis, tenham sido mortas em combate na Ucrânia desde 2014.

Em vez destas frases, o documento pede o uso dos termos “agressão armada da Federação Russa no Donbass, conflito armado internacional, guerra russa contra a Ucrânia, conflito armado russo-ucraniano”.

MENSAGENS-CHAVE

Outro documento intitulado “Mensagens Chave” contém alegações de propaganda específicas que foram amplamente noticiadas na grande mídia ocidental, mas que desde então foram negadas. Uma seção afirma que “toda a Europa estava à beira de um desastre nuclear quando as tropas russas começaram a bombardear a maior usina nuclear de Zaporiyia”.

A vasta rede internacional encarregada da Propaganda de Guerra ucraniana | Dan Cohen 6

Entretanto, o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Mariano Grossi, disse que o edifício atingido por um “projétil” russo na usina de Zaporiyia “não fazia parte do reator”, mas um centro de treinamento. As tropas russas também deixaram os trabalhadores ucranianos continuarem a operar a usina.

Outra seção agradece à Turquia pela decisão de “bloquear o acesso dos navios de guerra russos ao Mar Negro”.

Entretanto, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan fechou os estreitos de Bósforo e Dardanelles a todos os navios militares, impedindo o acesso de navios da OTAN e da Rússia ao Mar Negro.

Entre as principais mensagens do documento está uma declaração de apreço pelas “manifestações antiguerra realizadas por cidadãos de muitas nações em todo o mundo demonstrando um forte apoio à Ucrânia em sua defesa contra a Rússia”.

Refere-se a grandes manifestações pró-Ucranianas na Europa que expuseram apelos a zonas de exclusão aérea sobre a Ucrânia e ao abate de aeronaves militares russas, o que potencialmente transformaria o conflito em uma guerra global entre potências nucleares.
“Apesar da propaganda da Rússia, não há discriminação baseada em raça ou nacionalidade, inclusive quando se trata de cruzar a fronteira do estado por cidadãos estrangeiros”, afirma o documento.

Entretanto, numerosos vídeos e notícias documentaram as autoridades ucranianas impedindo os africanos de escapar do conflito. Até mesmo o New York Times, que não é assim um bastião da propaganda do Kremlin, publicou um relatório documentando estas práticas racistas.

Uma mensagem diz que “em 16 de março, forças russas lançaram uma bomba em um teatro onde 1.300 civis estavam se abrigando. O número de vítimas ainda é desconhecido”.

Mas, como Max Blumenthal denunciou, a explosão parece ser o resultado de uma operação de falsa bandeira projetada pelo Batalhão neonazista Azov, que procurou desencadear uma intervenção da OTAN.

CRIAÇÃO DE TROLLS RESPALDADOS PELA OTAN

Outra investigação conduzida anonimamente mostra como as empresas de RP ucranianas têm usado anúncios para inundar as redes sociais e de internet russas com mensagens chamando para isolar Moscou economicamente e “parar a guerra”. Este trabalho é liderado por Bezlepkin Evgeny Vitalievich, que usa o apelido Evgeny Korolev, juntamente com Pavel Antonov da organização Targetorium. De seu pseudônimo Korolev, o guerreiro ucraniano da informação escreveu um post em sua página (agora privada) no Facebook com a notícia de que os anúncios de sua empresa no Facebook chegaram a 30 milhões de visualizações em três dias.

Ao mesmo tempo, o Facebook tem bloqueado os esforços dos canais de mídia estatais russos para divulgar anúncios e monetizar seu conteúdo. Várias contas falsas de mídias como o Rússia 24 surgiram, encobrindo as contas reais em uma série de impostores. O Facebook também assinalou declarações de autoridades russas, inclusive do Ministério da Defesa, como “falsas”.

Esta campanha foi denunciada como sendo conduzida sob a recomendação do StopFake, um órgão auto descrito como de “verificação de fatos” que é financiado pelo National Endowment for Democracy (NED), o Atlantic Council, os ministérios das relações exteriores da República Tcheca e do Reino Unido e a International Renaissance Foundation, que é financiada pela Open Society do bilionário George Soros.

A StopFake foi contratada pelo Facebook em março de 2020 para “conter o fluxo da propaganda russa”, mas foi fundada para empregar múltiplos personagens intimamente ligados aos violentos neonazistas. O jornalista que co-escreveu sua exposição recebeu ameaças de morte e acabou fugindo da Ucrânia.

Estas revelações aparentemente não impediram o Facebook de contar com a guia censora da organização.

Enquanto isso, os hackers russos localizaram um documento público do Google (desde então privado, carregado aqui) detalhando a operação de propaganda, que foi distribuída em canais de  “granjas criativas” do Telegram.

“Aqui você pode encontrar links para veículos de mídia ucranianos que precisam de promoção, contas de bot com logins e senhas das quais eles enviaram aos usuários mensagens antiguerra e mensagens com falsificações sobre o Ministério da Defesa, teses e instruções específicas sobre quais postes e públicos abordar”, consta na investigação.

Outra campanha é dirigida por Nataliya Popovych, a fundadora da agência de relações públicas One Philosophy em Kiev. O perfil no LinkedIn de Popovych mostra que ela trabalhou com o Departamento de Estado dos EUA e foi assessora do ex-presidente Petro Poroshenko. Ela também é co-fundadora e membro do conselho do Ukraine Media Crisis Centre, um braço de propaganda financiado pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o NED, a embaixada dos EUA e a OTAN, entre muitos outros.

Um artigo do Campaign Asia descreve várias empresas de RP envolvidas no trabalho. Entre eles está Richard Edelman, CEO da Edelman PR. Edelman também é membro do Conselho Diretor do Atlantic Council e do Fórum Econômico Mundial (ou Fórum de Davos).

“A geopolítica se tornou o novo teste de confiança. Vimos isso com as alegações de abusos dos direitos humanos em Xinjiang e a guerra entre a Ucrânia e a Rússia só a reforçou”, disse ele, ligando a campanha de propaganda dos EUA em torno da campanha da China para desradicalizar os muçulmanos uigures.

MEIOS APROVADOS POR RELAÇÕES PÚBLICAS

Um artigo no PRWeek descreve várias personalidades envolvidas no que eles descrevem como um “exército de relações públicas” que está “lutando na linha de frente” contra o “genocídio selvagem dos ucranianos” da Rússia.

“A propaganda faz o mesmo que armas realmente letais”, diz Marta Dzhumaha, gerente de relações públicas da empresa de saúde BetterMe.

Julia Petryk, chefe de relações públicas da MacPaw, fornece uma lista de meios aprovados, escrita por sua colega Tetiana Bronistka, ex-empregada da Procuradoria Geral da Ucrânia. A lista inclui fontes em russo e inglês, assim como canais do telegram. Entretanto, estas “fontes verificadas que cobrem objetivamente o que está acontecendo na Ucrânia” são tudo menos independentes. A maioria deles está ligada ao governo americano, aos governos europeus e às fundações bilionárias.

Ela também lista vários sites em russo:

– Novaya Gazeta: ligada ao NED e supostamente financiada pela organização.
– Meduza: financiada pela Letônia, a Fundação OAK, a Fundação Open Society, o magnata do petróleo Mikhail Khodorovsky e a Suécia.
– Dozhd: Fundação SREDA, Comissão Européia.
– Holod Media: subsidiária da Meduza e elogiada na PBS e CNN como “mídia independente”.
– Argumentou que Leningrado deveria ter sido entregue aos nazistas na Segunda Guerra Mundial e reclamou que sejam chamados de “quinta colunas” porque foram financiados pelas potências ocidentais.
– BBC Rússia: Mídia do governo britânico.
– Current Time TV: criada pelo canal de propaganda Radio Free Europe/Radio Liberty financiado pela CIA em colaboração com a Voice of America.
– Censor: financiado por seu editor-chefe Yuri Butusov, um ex-conselheiro do Ministério da Defesa ucraniano.
– 200RF: um site do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia que afirma publicar fotos e documentos divulgados de soldados russos capturados e mortos em ação.

Canais de telegram incluídos:

– Radio Svoboda: órgão de propaganda financiado pela CIA Radio Free Europe/Radio Liberty.
– Espresso TV: em grande parte de propriedade da esposa do ex-deputado ucraniano Mykola Knyazhytsky.
– Censor.net: anteriormente o maior site de mídia da Ucrânia, cujo lema é “Tear Russia down” (Derrubar a Rússia) e cujo dono dirige um “desfile de trolls internacionais”.

OPERAÇÕES DE INTELIGÊNCIA

Enquanto as empresas de RP distribuem conteúdo, os recortes da CIA e as fundações de bilhões de dólares administram os meios de comunicação dos quais derivam. No coração desta operação está um projeto chamado Intercâmbio de Notícias em Língua Russa (Russian Language News Exchange) que foi um produto de uma rede de veículos de mídia de oposição fundada em 2016 e operando em países pós-soviéticos, conforme revelado por uma investigação da agência de mídia russa RIA FAN.

Em julho de 2021, um grupo de jornalistas voou para Varsóvia para treinamento em mídia após serem isentos das restrições relacionadas ao coronavírus e ordens de quarentena pelas principais autoridades médicas da Polônia.

Entre os seis jornalistas estavam Andrey Lipsky, editor-chefe adjunto da Novaya Gazeta, e Yuliia Fediv, diretora executiva da Hromadske TV Media, um dos canais mais assistidos na Ucrânia.

Os relatórios financeiros da Hromadske mostram que é financiada por numerosos governos e fundações, incluindo a embaixada dos EUA na Ucrânia, o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, a Agência Sueca de Cooperação e Desenvolvimento Internacional, o Fundo Europeu para a Democracia e a Imprensa Livre Ilimitada. O bilionário do Vale do Silício Pierre Omidary também esteve envolvido.

Hromadske recentemente recebeu um comentarista exigindo o genocídio de russos étnicos no Donbass, dizendo que está povoado com 1,5 pessoas “supérfluas” que “devem ser exterminadas”.

O treinamento, realizado à portas fechadas de 19 a 21 de julho, foi intitulado “Media Network 2021+” e foi estreitamente ligado à Mediaset, também conhecida como Russian Language News Exchange, uma rede fundada em 2015. O site do Russian Language News Exchange é miserável, com poucas informações disponíveis sobre suas atividades, aparentemente realizadas em particular desde a publicação da investigação da RIA FAN.

Embora afirmando ser independente, o “Exchange” é um projeto da Free Press Unlimited, financiado pelo governo holandês e pela Comissão Europeia.

Atualmente inclui 14 veículos de mídia que atuam como “nós”, republicando artigos uns dos outros em suas plataformas em vários países.

O vídeo introdutório do site é apresentado por Maxim Eristavi, um ex-repórter da Radio Free Europe e fundador da Hromadske. Hoje ele dirige o Programa de Liderança Millennium no Think Tank da OTAN e mantido pela indústria das armas, Atlantic Council.

Desde sua criação, a Mediaset tem se coordenado entre as mídias no Azerbaijão, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Moldávia, Rússia e Ucrânia. Em março de 2021, a Mediaset se expandiu com o  Colab Medios Project, criado através do programa Free Press Unlimited Viable Media for Empowered Societies (VIMES). Este programa criou um treinamento para jornalistas e conseguiu artigos da mídia salvadorenha El Faro publicados na Euroradio (Bielorrússia), Coda (Geórgia) e Ziarul de Garda (Moldávia).

Em 4 de março, vários dias após a Rússia ter lançado sua ofensiva militar, foi criado um novo projeto chamado Media Lifeline Ukraine.

No dia seguinte, a Free Press Unlimited realizou uma conferência de emergência para a Ucrânia, organizada pelos co-fundadores Maxim Eristavi e Nataliya Gumenyuk. A reunião convocou a arrecadação de 2 milhões de euros para o projeto. “Somente com apoio externo contínuo as organizações da mídia local poderão continuar seu trabalho”, afirma sua página introdutória.

Dias depois, a Free Press Unlimited anunciou uma parceria para apoiar um novo projeto conjunto com os Repórteres sem Fronteiras e seu parceiro ucraniano, o Institute for Mass Information, chamado The Lviv Press Freedom Center. O Institute for Mass Information é dirigido pelo oficial de comunicações da USAID Oksana Romaniuk e financiado pela USAID e pelo governo do Reino Unido.

LOBISTAS DE WASHINGTON DC DISTRAEM A ATENÇÃO

Enquanto as empresas de RP e as operações de propaganda relacionadas à inteligência têm como alvo a sociedade, os lobistas de Washington DC estão agitando no Congresso para prolongar a guerra na Ucrânia.

Daniel Vajdich, um agente estrangeiro credenciado e lobista da Federação Ucraniana de Empresários da Indústria de Petróleo e Gás, a maior da Ucrânia, está trabalhando em nome de Volodymir Zelenski para pressionar os membros do Congresso a aprovar o envio de mais armas para a Ucrânia. Agora diretor da Yorktown Solutions, ele assessorou anteriormente as campanhas de Ted Cruz e Scott Walker e é um membro sênior não-residente do Atlantic Council.

“Stingers, Javelins [mísseis feitos nos EUA], e nós resolvemos a questão dos aviões de caça”, disse ele ao site Politico, alegando que a Rússia está tentando realizar “genocídio” e “despovoar certas áreas da Ucrânia”.

Vajdich também escreveu o discurso de Zelenski de 16 de março ao Congresso americano, no qual ele citou o “I Have a Dream” de Martin Luther King Jr. para pedir uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia.

O discurso do Representante Permanente da Ucrânia junto às Nações Unidas, Sergiy Kyslytsya, no discurso de 23 de fevereiro na Assembléia Geral da ONU, foi escrito pelo Diretor Geral da empresa SKDKnickerbocker, Stephen Krupin, um ex-escritor de discursos do Presidente Barack Obama, que trabalhou extensivamente na campanha de Biden em 2020.

O mais destacado entre os lobistas credenciados que promovem o governo ucraniano e os interesses comerciais é Andrew Mac, que também contribuiu para escrever o discurso de Zeleneksyy ao Congresso. Mac se registrou como lobista de Zelensky em 2019 e dirige o escritório de advocacia ucraniano Asters Law, em Washington DC.

A firma de lobby Your Global Strategy, fundada por Shai Franklin, que tem sido filiada a numerosas organizações sionistas incluindo o World Jewish Congress e a Anti-Defamation League, também está usando sua influência junto às autoridades locais nos EUA. Franklin organizou reuniões entre o prefeito de Kharkiv Ihor Terekhov e prefeitos dos EUA, incluindo Eric Adams em Nova York, Michelle Wu em Boston e Lori Lightfoot em Chicago. Ele também está tentando marcar uma reunião entre os funcionários americanos e os prefeitos de Odessa e Kiev. Um meio de comunicação de propriedade da esposa do prefeito de Kiev exibiu recentemente um apresentador apelando para um genocídio contra os russos, começando com as crianças.

Franklin disse que está trabalhando com a administração do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy para ajudar a estabelecer reuniões virtuais entre prefeitos de Odessa e Kiev e os homólogos americanos.

O advogado Lukas Jan Kaczmarek, baseado em Maryland, também está trabalhando em nome do Ministério da Defesa ucraniano para aumentar os carregamentos de armas dos EUA, procurando especificamente organizar carregamentos de armas da Kel-Tec CNC Industries com sede em Cocoa, Flórida, para a cidade de Odessa, Ucrânia.

O ex-embaixador dos EUA na Rússia Michael McFaul descreveu a rede de profissionais de relações públicas e lobistas que cercam Zelenskyy. “Estas são pessoas ao redor do Sr. Zelensky que são como os intermediários e interlocutores”. Eles têm interagido com as elites americanas e a mídia americana por um longo tempo”, disse ele.

McFaul e John E. Herbst, ex-embaixador dos EUA na Ucrânia e diretor sênior do Atlantic Council’s Eurasia Center, atuam como conselheiros informais de Zelensky. McFaul disse ao Político que ele fala com funcionários do governo ucraniano “provavelmente todos os dias”, e “ajudou-os a fazer conexões com produtores da NBC ou da MSNBC”.

McFaul disse recentemente à Rachel Maddow da MSNBC que “Hitler não matou pessoas de língua alemã, enfrentando acusações de negação do Holocausto”.

Zelensky também realizou uma “videochamada estratégica” com McFaul antes de falar com os democratas da Câmara.

Com uma poderosa batalha militar russa ao lado das forças de Donetsk e Luhansk, a derrota dos militares ucranianos parece ser iminente, a menos que os Estados Unidos e a OTAN enfrentem diretamente as forças russas, um cenário que o presidente Biden já descartou. No entanto, os lobistas persistem em sua campanha para retratar as forças armadas ucranianas como sendo os mais desfavorecidos, pontuando golpe após golpe contra as hordas russas. Ao fazer isso, ajudam a prolongar a guerra e a continuar a carnificina.

***

Dan Cohen é o correspondente de Washington DC para o Behind The Headlines. Ele produziu relatórios de vídeo e despachos impressos com ampla circulação em todo a região Israel-Palestina.

Originalmente em MintPress News

A vasta rede internacional encarregada da Propaganda de Guerra ucraniana | Dan Cohen 7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui