Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para “fragilizar a Rússia” | Max Blumenthal

0

Por Max Blumenthal

O Ministério das Relações Exteriores e do Commonwealth do Reino Unido (FCO) patrocinaram a Reuters e a BBC para conduzir uma série de programas secretos destinados a promover mudanças de regime dentro da Rússia e minar seu governo em toda a Europa Oriental e Ásia Central, de acordo com uma série de documentos vazados.

Os materiais vazados mostram a Thomson Reuters Foundation e a BBC Media Action participando de uma campanha secreta de guerra de informação com o objetivo de combater a Rússia. Trabalhando por meio de um departamento obscuro dentro do FCO britânico conhecido como Contra Desinformação & Desenvolvimento de Mídia (CDMD), as organizações de mídia operaram junto com uma coleção de empreiteiros de inteligência em uma entidade secreta conhecida simplesmente como “o Consórcio”.

Através de programas de treinamento de jornalistas russos supervisionados pela Reuters, o Ministério das Relações Exteriores britânico procurou produzir uma “mudança de atitude nos participantes”, promovendo um “impacto positivo” em sua “percepção do Reino Unido”.

“Estas revelações mostram que quando os parlamentares estavam se vangloriando da Rússia, os agentes britânicos estavam usando a BBC e a Reuters para empregar exatamente as mesmas táticas que os políticos e comentaristas da mídia acusavam a Rússia de usar”, disse ao The Grayzone Chris Williamson, um ex-deputado trabalhista britânico que tentou aplicar o escrutínio público às atividades secretas do CDMD e foi impedido por razões de segurança nacional.

“A BBC e a Reuters se retratam como uma fonte irrepreensível, imparcial e autoritária das notícias mundiais”, continuou Williamson, “mas ambas estão agora enormemente comprometidas por estas revelações. Padrões duplos como este só trazem descrédito a políticos do establishment e hackers da mídia corporativa.”

A porta-voz da Thomson Reuters Foundation, Jenny Vereker, confirmou implicitamente a autenticidade dos documentos vazados em uma resposta por e-mail às perguntas do The Grayzone. No entanto, ela alegou: “A inferência de que a Fundação Thomson Reuters estava envolvida em ‘atividades secretas’ é imprecisa e representa erroneamente nosso trabalho no interesse público. Há décadas apoiamos abertamente uma imprensa livre e temos trabalhado para ajudar os jornalistas em todo o mundo a desenvolver as habilidades necessárias para relatar com independência”.

A parcela de arquivos vazados é muito parecida com a do FCO Britânico, documentada entre 2018 e 2020 por um coletivo de hackers que se autodenomina Anonymous. A mesma fonte reivindicou o crédito pela obtenção da última série de documentos.

O Grayzone relatou em outubro de 2020 sobre materiais vazados divulgados pelo Anonymous que expôs uma campanha de propaganda maciça financiada pelo FCO para incentivar a mudança de regime na Síria. Logo depois, o Ministério das Relações Exteriores alegou que seus sistemas de computador haviam sido invadidos por hackers, confirmando assim sua autenticidade.

Os novos vazamentos ilustram em detalhes alarmantes como a Reuters e a BBC – duas das maiores e mais distintas organizações jornalísticas do mundo – tentaram responder ao pedido de ajuda do Ministério das Relações Exteriores britânico para melhorar sua “capacidade de responder e promover nossa mensagem em toda a Rússia”, e para “contrariar a narrativa do governo russo”. Entre os objetivos declarados do FCO britânico, segundo o diretor do CDMD, estava ” fragilizar a influência do Estado russo sobre seus vizinhos próximos”.

A Reuters e a BBC solicitaram contratos multimilionários para avançar os objetivos intervencionistas do estado britânico, prometendo fomentar o cultivo de jornalistas russos através de viagens e sessões de treinamento financiadas pelo FCO, estabelecer redes de influência na Rússia e ao redor do país, e promover narrativas pró-OTAN nas regiões de língua russa.

Em várias propostas ao Ministério das Relações Exteriores britânico, a Reuters se orgulhava de uma rede de influência global de 15.000 jornalistas e funcionários, incluindo 400 dentro da Rússia.

Os projetos do FCO foram realizados de forma secreta, e em parceria com mídias digitais supostamente independentes e de alto perfil, incluindo Bellingcat, Meduza e Mediazona, este último bancado pelo Pussy Riot. A participação da Bellingcat aparentemente incluiu uma intervenção do FCO nas eleições de 2019 na Macedônia do Norte, em nome do candidato pró-OTAN.

Os contratados de inteligência que supervisionaram essa operação, a Rede Zinc, se gabaram de estabelecer “uma rede de YouTubers na Rússia e na Ásia Central” enquanto “apoiavam os participantes [para] fazer e receber pagamentos internacionais sem serem registrados como fontes externas de financiamento”. A empresa também tocou sua capacidade de “ativar uma série de conteúdos” para apoiar os protestos anti-governamentais dentro da Rússia.

Os novos documentos fornecem uma base crítica sobre o papel dos Estados membros da OTAN, como o Reino Unido, em influenciar os protestos ao estilo de revolução colorida realizados na Bielorrússia em 2020, e levantam questões inquietantes sobre a intriga e agitação em torno da figura de oposição russa detida, Alexei Navalny.

Além disso, os materiais lançam sérias dúvidas sobre a independência de duas das maiores e mais prestigiadas organizações de mídia do mundo, revelando a Reuters e a BBC como aparentes recortes de inteligência festejando no meio de um estado de segurança nacional britânico que suas operações noticiosas são cada vez mais aversas a escrutínio.

Reuters solicita contrato secreto ao Ministério das Relações Exteriores britânico para se infiltrar na mídia russa

Uma série de documentos oficiais desclassificados em janeiro de 2020 revelou que a Reuters foi secretamente financiada pelo governo britânico durante os anos 60 e 70 para auxiliar uma organização de propaganda anti-soviética dirigida pela agência de inteligência MI6. O governo britânico usou a BBC como um meio de transmissão para ocultar pagamentos ao grupo de notícias.

A revelação levou um porta-voz da Reuters a declarar que “o acordo de 1969 [com o MI6] não estava de acordo com nossos Princípios de Confiança e não o faríamos hoje”.

Os Princípios de Confiança descrevem uma missão de “preservação da independência [da Reuters], integridade e liberdade de preconceitos na coleta e disseminação de informações e notícias”.

Em sua própria declaração de valores, a BBC proclama: “A confiança é a base da BBC. Somos independentes, imparciais e honestos”.

Entretanto, os novos documentos analisados pelo The Grayzone parecem revelar que tanto a Reuters quanto a BBC estão mais uma vez envolvidas em uma relação não transparente com o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido para combater e minar a Rússia.

Em 2017, o braço sem fins lucrativos do império da mídia da Reuters, a Fundação Thomson Reuters (TRF), fez uma oferta formal de licitação para “firmar um contrato com o Secretário de Estado das Relações Exteriores, representado pela Embaixada Britânica em Moscou, para o fornecimento de um projeto ‘Capacitação na mídia russa'”. A carta foi assinada pela CEO da Reuters, Monique Ville, em 31 de julho de 2017.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 1

A proposta da Reuters foi uma resposta a uma licitação do FCO, que procurou ajuda para implementar “um programa de visitas temáticas ao Reino Unido por jornalistas russos e influenciadores on-line”.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 2

Trabalhando através da Embaixada Britânica em Moscou, o FCO procurou produzir uma “mudança de atitude nos participantes”, promovendo um “impacto positivo” em sua “percepção do Reino Unido”.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 3

Em 2019, o FCO apresentou uma iniciativa semelhante, desta vez articulando um plano mais agressivo para “contrariar a narrativa e o domínio do governo russo sobre a mídia e o espaço de informação”. Com efeito, o governo britânico estava procurando se infiltrar na mídia russa e propagar sua própria narrativa através de uma rede de influência de jornalistas russos treinados no Reino Unido.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 4

A Reuters respondeu a ambas as chamadas do FCO com ofertas detalhadas. Em sua primeira licitação, o gigante de mídia se gabou de uma rede global de 15.000 jornalistas e blogueiros através de “intervenções de capacitação”. Na Rússia, afirmou que pelo menos 400 jornalistas haviam sido treinados através de seus programas.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 5

A Reuters alegou ter realizado 10 viagens de treinamento prévio para 80 jornalistas russos em nome da embaixada britânica em Moscou. Propôs mais oito, prometendo promover “valores culturais e políticos britânicos” e “criar uma rede de jornalistas em toda a Rússia” unidos por um “interesse comum em assuntos britânicos”.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 6

A proposta da Reuters destacou os preconceitos institucionais e a agenda intervencionista que sublinharam seus programas de treinamento. Detalhando uma série de programas financiados pelo FCO britânico dedicados a “combater a propaganda financiada pelo estado russo”, a Reuters comparou as narrativas do governo russo com o extremismo. Ironicamente, ela se referiu a seus próprios esforços para enfraquecê-las como “jornalismo imparcial”.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 7

Ao mesmo tempo, a Reuters parecia reconhecer que sua colaboração secreta com a Embaixada Britânica em Moscou era altamente provocativa e potencialmente destrutiva para as relações diplomáticas. Recordando uma turnê financiada pelo FCO que realizou para jornalistas russos em meio ao caso Sergei Skripal, depois que o governo britânico acusou Moscou de envenenar um oficial da inteligência russa que espionou para a Grã-Bretanha, o proponente declarou, “A [Thomson Reuters Foundation] estava em constante comunicação com a Embaixada Britânica em Moscou, para avaliar os níveis de risco, incluindo o risco de reputação para a embaixada”.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 8

A menção pela Reuters da estação de televisão bielorrussa Belsat, e sua particular relevância “para a capacidade do governo britânico de detectar e combater a disseminação de informações russas” foi notável. Embora se descreva como “o primeiro canal de televisão independente na Bielorrússia”, a Belsat é, como o anúncio da Reuters deixa claro, um veículo de influência da OTAN.

Com sede na Polônia e financiada pelo Ministério das Relações Exteriores polonês e outros governos da União Europeia, a Belsat desempenhou um papel influente na promoção dos protestos ao estilo revolução colorida que irrompeu em maio de 2020 para exigir a saída do presidente bielorrusso Alexander Lukashenko.

Finalmente, a proposta da Reuters parece ter sido bem sucedida, pois recebeu um contrato em julho de 2019 com o Fundo de Conflito, Estabilidade e Segurança (CSSF) do FCO. Mas nenhuma das entidades parecia querer que o público soubesse de sua colaboração em um projeto destinado a combater a Rússia. O contrato foi marcado como “Estritamente Confidencial”.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 9

” Fragilizar a influência do Estado russo”

Os programas expostos através do mais recente vazamento de documentos operam sob os auspícios de uma divisão sombria do FCO chamada Counter Disinformation & Media Development (CDMD). Liderada por um operativo de inteligência chamado Andy Pryce, o programa se envolveu em sigilo.

De fato, o governo britânico negou pedidos de liberdade de informação sobre o orçamento da divisão e impediu membros do parlamento como Chris Williamson que buscavam dados sobre seu orçamento e agenda, citando a segurança nacional para bloquear suas solicitações de informação.

Quando tentei sondar mais”, disse o ex-deputado Williamson ao The Grayzone, “os ministros se recusaram a me deixar ter acesso a quaisquer documentos ou correspondência relacionados com as atividades desta organização”.  Me foi dito que a divulgação destas informações poderia ‘perturbar e minar a eficácia do programa'”.

Durante uma reunião convocada em Londres em 26 de junho de 2018, Pryce delineou um novo programa do FCO “para enfraquecer a influência do Estado russo sobre seus vizinhos próximos”. Ele solicitou a um consórcio de empresas que ajudasse o Estado britânico a estabelecer novos veículos de mídia aparentemente independentes  para combater a mídia apoiada pelo governo russo na esfera de influência imediata de Moscou, e para amplificar o envio de mensagens aos governos alinhados com a OTAN.

Justificada com base na suposta intenção da Rússia de “semear a desunião e a perturbação dos processos democráticos”, a campanha apresentada por Pryce foi mais agressiva e de maior alcance do que qualquer coisa que a Rússia tenha sido flagrada fazendo no Ocidente.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 10

Pryce enfatizou que o segredo era essencial, alertando que “alguns bolsistas não desejarão estar vinculados ao FCO”.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 11

Um ano depois, a divisão CDMD do FCO delineou um programa a ser executado até 2022 com um custo de US$ 8,3 milhões para o contribuinte britânico. O objetivo era estabelecer novos pontos de distribuição e apoiar operações de mídia preexistentes “para combater os esforços da Rússia para semear a desunião” e “aumentar a resiliência às mensagens hostis do Kremlin nos Estados bálticos”.

Assim, o governo britânico partiu com uma série de contratados de inteligência para dominar a mídia báltica com mensagens pró-OTAN – e talvez semear alguma desunião.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 12

Como visto abaixo, a BBC fez uma proposta aparentemente bem sucedida para participar do programa báltico secreto através de seu braço sem fins lucrativos, conhecido como BBC Media Action.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 13

A BBC também se propôs a participar de um programa separado de propaganda e mídia do FCO  na Ucrânia, Moldávia e Geórgia. Ela nomeou a Reuters e uma empreiteira de inteligência agora extinta chamada Aktis Strategy, que participou de programas anteriores do FCO/CDMD, como aliados-chave em seu consórcio.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 14

A BBC identificou parceiros locais como Hromadske, uma rede de transmissão baseada em Kiev, nascida no meio da chamada “Revolução da Dignidade” de Maidan em 2014, que contou com a força ultranacionalista para remover um presidente eleito e instalar um regime pró-OTAN. A Hromadske se materializou quase da noite para o dia com dinheiro inicial e apoio logístico da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Fundo bilionário do magnata da mídia Pierre Omidyar.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 15

A BBC Media Action propôs trabalhar através da Aktis para cultivar e desenvolver a mídia pró-OTAN em áreas de conflito como a região de Donbas, no leste da Ucrânia, onde uma guerra por procuração tem sido travada desde 2014 entre os militares ucranianos apoiados pelo Ocidente e os separatistas pró-russos. Foi uma guerra de informações, armando a mídia de radiodifusão para mudar a maré da batalha em um conflito prolongado e devastador.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 16

A campanha de propaganda do FCO advertiu que “estruturas afiliadas ao Kremlin” poderiam minar o projeto se ele fosse exposto. Para uma organização de mídia que afirma colocar a confiança no coração de sua carta de valores, a BBC certamente estava operando sob um alto grau de sigilo.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 17

A intromissão do FCO britânico na Europa Oriental e no Báltico criou um frenesi entre os empreiteiros que procuram fornecer “capacitação” e assistência ao desenvolvimento da mídia na periferia da Rússia. Entre os concorrentes estavam a Reuters e empreiteiros veteranos do FCO que haviam participado de uma série de campanhas de guerra de informação desde a Síria até a frente doméstica britânica.

O Consórcio

Entre os empreiteiros de inteligência que se candidataram a participar do Consórcio financiado pelo FCO do Reino Unido estavam a Zinc Network e a Albany Communications. Como o jornalista Kit Klarenberg observou em uma reportagem de 18 de fevereiro sobre os recentes vazamentos do FCO, estas empresas “ostentavam pessoal com autorizações [de segurança], indivíduos que anteriormente serviam nos níveis mais altos do governo, os serviços militares e de segurança”. Além disso, eles têm ampla experiência na condução de operações de guerra de informação em nome de Londres em todo o mundo”.

Anteriormente conhecido como Breakthrough, a Zinc foi contratada pelo o Ministério do Interior do Reino Unido para implementar secretamente projetos de mídia propagandeando muçulmanos britânicos sob os auspícios da iniciativa Prevent de-radicalization (Prevenir a desradicalização). Na Austrália, a Zinc foi apanhada executando um programa clandestino para promover o apoio às políticas governamentais entre os muçulmanos.

Ben Norton informou ao The Grayzone sobre o registro da Albany de “garantir a participação de uma extensa rede local de mais de 55 jornalistas e videógrafos” para influenciar as narrativas da mídia e fazer avançar os objetivos de mudança do regime ocidental na Síria, enquanto conduzia serviços de relações públicas em nome das milícias extremistas sírias financiadas pelos Estados membros da OTAN e monarquias do Golfo para desestabilizar o país.

Em sua proposta para o programa de mídia do FCO na região do Báltico, a Albany propôs uma série de “jogos interativos” satíricos como “Putin Bingo” para encorajar a oposição ao governo russo e explorar “as frustrações experimentadas pelos russos na UE”.

A Albany lançou um canal de mídia baseado na Letônia chamado Meduza como “um dos principais proponentes desses jogos”. Um dos principais apoiadores da oposição russa, a Meduza recebeu apoio financeiro do governo sueco e de várias fundações bilionárias pró-OTAN.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 18

Como contratado do FCO, a Zinc Network disse que estava “oferecendo segmentação de audiência e apoio direcionado” não apenas à Meduza, mas também à Mediazona, uma empresa de mídia supostamente independente fundada por dois membros do grupo de arte performática antiKremlin, Pussy Riot.

Um dos fundadores da Mediazona, Nadya Tolokonnikova, compartilhou um palco com o ex-presidente americano Bill Clinton na conferência da Fundação Clinton em 2015. No ano seguinte, Tolokonnikova defenestrou o agora preso, fundador do Wikileaks, Julian Assange, afirmando: “Ele está ligado ao governo russo, e eu sinto que ele está orgulhoso disso”.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 19

Além de fornecer “suporte de direcionamento” para pontos de venda “independentes” empurrando a linha certa contra o Kremlin, a Zinc propôs alavancar o financiamento do FCO em um programa de pagamentos diretos e resultados de busca de jogos do Google a seu favor. O recorte de inteligência foi explícito sobre seu desejo de reduzir a visibilidade de busca da emissora russa RT.com apoiada pelo governo.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 20

O Reino Unido financiou e gerenciou secretamente uma rede de YouTubers russos e conteúdo “ativo” de protesto anti-governamental

Em um documento marcado como “privado e confidencial”, a Zinc revelou o papel do Consórcio na criação de uma “rede YouTuber” na Rússia e na Ásia Central, destinada a propagar a mensagem do Reino Unido e de seus aliados da OTAN.

De acordo com a Zinc, o Consórcio estava “apoiando os participantes a fazer e receber pagamentos internacionais sem serem registrados como fontes externas de financiamento”, presumivelmente para contornar as exigências russas de registro para os equipamentos de mídia financiados a partir do exterior.

A Zinc também ajudou os influenciadores do YouTube a “desenvolver estratégias editoriais para entregar mensagens-chave” enquanto trabalhava “para manter seu envolvimento confidencial”. E realizou todo o seu programa de propaganda secreta em nome da “promoção da integridade da mídia e dos valores democráticos”.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 21

Talvez o mais proeminente influenciador russo no YouTube seja Alexei Navalny, uma figura da oposição nacionalista anteriormente marginalizada que foi indicada para um Prêmio Nobel depois de se tornar alvo de um incidente de envenenamento de alto nível que trouxe as relações entre a Rússia e o Ocidente para seu nível pós Guerra Fria.

A sentença do governo russo de Navalny a uma pena de 2,5 anos de prisão por escapar da liberdade condicional inspirou uma nova onda de protestos anti-governamentais. Em 2018, Navalny co-patrocinou pessoalmente manifestações nacionais contra a proibição do aplicativo de mensagens criptografadas Telegram.

Em sua proposta para um contrato ao FCO, a Zinc revelou que desempenhou um papel nos bastidores “para ativar uma série de conteúdos dentro de 12 horas após os recentes protestos do Telegram”. Se essas atividades envolviam Navalny ou sua rede imediata não estava claro, mas a revelação privada feita pela Zinc parecia confirmar que a inteligência britânica desempenhou um papel na amplificação dos protestos de 2018.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 22

Os serviços de inteligência russos divulgaram imagens de vídeo mostrando Vladimir Ashurkov, diretor executivo da organização anticorrupção FBK de Navalny, se reunindo em 2013 com um suposto agente britânico do MI6 chamado James William Thomas Ford, que operava fora da embaixada britânica em Moscou. Durante o encontro, Ashurkov pode ser ouvido pedindo de 10 a 20 milhões de dólares para gerar “um quadro bem diferente” do cenário político

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 23

Em 2018, o nome de Ashurkov apareceu em documentos vazados expondo uma rede secreta de influência do FCO do Reino Unido, chamada Iniciativa de Integridade. Como informou The Grayzone, a Iniciativa de Integridade operava sob a fachada de um think tank chamado Institute for Statecraft, que ocultava sua própria localização através de um escritório falso na Escócia.

Dirigido por um grupo de oficiais da inteligência militar, o grupo de propaganda secreta trabalhou através de grupos de mídia e influenciadores políticos para aumentar as tensões entre o Ocidente e a Rússia. Entre os grupos de influentes anti-russos de Londres estava Ashurkov.

Os diretores militares da Iniciativa de Integridade delinearam sua agenda em termos categóricos e inequívocos. Como o memorando vazado abaixo ilustra, eles visavam explorar a mídia, think tanks e sua rede de influência para despertar o máximo possível de histeria sobre a influência supostamente maligna da Rússia. Desde que embarcaram em sua campanha secreta, quase todos os seus desejos se tornaram realidade.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 24

Bellingcat se junta à Zinc Network, supostamente se envolvendo nas eleições da Moldávia

Após o envenenamento de Alexei Navalny, ele colaborou com o grupo de jornalismo “open source” Bellingcat, sediado no Reino Unido, para culpar os serviços de inteligência FSB da Rússia. Embora esteja bem estabelecido que o Bellingcat é financiada pelo National Endowment for Democracy, uma entidade do governo norte-americano que apóia operações de mudança de regime em todo o mundo, o fato nunca apareceu nos vestígios de perfis bajuladores que a mídia corporativa, incluindo a Reuters, publicou sobre a organização.

O papel do Bellingcat como parceiro do Consórcio EXPOSE, financiado pela Zinc Network do Reino Unido (FCO), pode acrescentar uma camada adicional de suspeita sobre a reivindicação de independência deste ator.

De fato, o Bellingcat foi listado em documentos divulgados em 2018 como um membro-chave da “Rede de ONGs” da Zinc. Entre os membros da rede estava o Institute for Statecraft, a frente para a Iniciativa de Integridade.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 25

O fundador do Bellingcat, Eliot Higgins, negou veementemente aceitar financiamento do FCO britânico ou colaborar com ele. Mas depois que os documentos da Zinc vazaram no início de 2019, Higgins revelou que alguma versão da proposta da Zinc havia recebido luz verde do Ministério das Relações Exteriores.

Christian Triebbert, um membro da equipe do Bellingcat que foi nomeado como potencial instrutor pelos documentos da Zinc, e que agora encabeça a unidade de investigações em vídeo do New York Times, alegou que o programa consistia em workshops benignos sobre “habilidades de pesquisa e verificação digital”.

O que ele e Higgins não mencionaram, no entanto, foi que o Bellingcat aparentemente tinha sido enviado pela Zinc para “responder” às eleições parlamentares de 2019 na Macedônia do Norte. As apostas eram altas, pois as eleições provavelmente determinariam se o minúsculo país entraria na OTAN e aderiria à UE. O candidato pró-OTAN triunfou, e não sem uma pequena ajuda do Ministério das Relações Exteriores britânico e seus aliados.

De acordo com a proposta da Zinc, o Bellingcat forneceu treinamento para a Most Network, um meio de comunicação macedônio. A ele se juntou o DFR Lab, um projeto do Atlantic Council financiado pela OTAN e pelo governo dos EUA em Washington DC.

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 26

Após aparentemente participar da intervenção secreta financiada pelo FCO britânico na Macedônia do Norte, o Bellingcat publicou um artigo antes das eleições parlamentares de 2020 do país, intitulado “A interferência da Rússia na Macedônia do Norte”.

Vários documentos da Zinc listam a Reuters como membro da intervenção da mídia do Consórcio Britânico financiado pelo FCO nos estados bálticos.

Perguntada pelo Grayzone como a participação da Reuters nos programas financiados pelo FCO do Reino Unido visando combater a Rússia estava em conformidade com os Princípios de Confiança da organização jornalística, a porta-voz Jenny Vereker declarou: “Este financiamento sustenta nosso trabalho independente para ajudar jornalistas e o jornalismo em todo o mundo, como parte de nossa missão de fortalecer um ecossistema de mídia global livre e vibrante para apoiar uma pluralidade de vozes e preservar o fluxo de informações precisas e independentes”. Isto porque a cobertura jornalística precisa e equilibrada é um pilar crucial de qualquer sociedade livre, justa e informada”.

Nos últimos anos, a BBC e a Reuters têm desempenhado um papel cada vez mais agressivo na demonização dos governos dos países onde Londres e Washington estão buscando mudanças de regime. Enquanto isso, veículos de investigação online de alto nível, como o Bellingcat, têm surgido aparentemente da noite para o dia para ajudar nesses esforços.

Com o surgimento dos documentos do FCO, devem ser levantadas questões sobre se essas estimadas organizações jornalísticas são realmente as entidades jornalísticas independentes e éticas que elas afirmam ser. Enquanto martelam os estados “autoritários” e as atividades malignas da Rússia, eles têm pouco a dizer sobre as maquinações dos poderosos governos ocidentais em seu entorno imediato. Talvez estejam relutantes em morder a mão que os alimenta.

***

Max Blumenthal é editor-chefe de The Grayzone, jornalista investigativo premiado e autor de diversas publicações

Originalmente em The Grayzone

Reuters e BBC participaram de programas secretos financiados por Escritórios do Reino Unido para "fragilizar a Rússia" | Max Blumenthal 27

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui